Revista do Curso Objetivo

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AVALIAÇÕES

SIMULADOS ABERTOS
O Objetivo realiza simulados abertos que reproduzem as exigências
dos grandes vestibulares: a organização rígida e minuciosa, a inscrição
formal, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a
postura em sala e questões com o mesmo nível de dificuldade. Visa
a antecipar o “clima” dos vestibulares e, como envolve um número
de inscritos próximo do número de candidatos às provas reais, permite
uma pré-avaliação
da posição relativa
do aluno, no curso que
escolheu. Nenhuma
outra prova simulada
no País tem as dimensões
do Fuvestão e do Simulado Aberto Enem, nem se aproxima tanto da
situação real dos exames.

SIMULADOS DE MÚLTIPLA ESCOLHA
A inexperiência na resolução de provas longas, com testes de múltipla escolha de diversas matérias e de graus variáveis de dificuldade,
tem sido responsável, muitas vezes, por resultados desastrosos, mesmo com candidatos bem preparados. O nervosismo, a insegurança
e a indecisão são fatores psicológicos negativos que podem ser minimizados ou superados. A capacidade de responder rápida e
adequadamente nessas situações de estresse pode ser desenvolvida por meio de treinamento intensivo. É este um dos objetivos dos nossos
simulados: familiarizar o aluno com o preenchimento da folha de leitura ótica, ensiná-lo a administrar da melhor forma o tempo disponível,
habituá-lo a definir uma estratégia para a resolução das questões, adequada ao seu perfil, às suas aptidões e ao seu ritmo.

SIMULADOS EXPOSITIVOS
As questões discursivas impõem um outro comportamento, mais concentrado e reflexivo. O candidato luta não contra o relógio, mas com
outras dificuldades: a compreensão lúcida dos enunciados, a articulação da memória com o raciocínio e com a linguagem, em situação
desfavorável, pela tensão natural dos exames e da responsabilidade por um bom resultado. A avaliação criteriosa dos resultados
individuais permite detectar a tempo e, quase sempre, sanar alguns erros comuns nesse tipo de prova: desarticulação lógica e discursiva,
falta de paralelismo no desenvolvimento do raciocínio, inadequação da linguagem, redundâncias, telegrafismo e outras incorreções.

Página 13 da Revista do Curso Objetivo