11/07/2022
Instituto Militar de Engenharia
Concurso de Admissão oferece 92 vagas, sendo 80 para ativa e 12 para reserva
O Instituto Militar de Engenharia (IME) recebe inscrições para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação da Ativa e da Reserva 2023 somente até hoje, 11 de julho. A taxa custa R$ 140.
Inscreva-se Vestibular 2023 IME
Solicitações de isenção de taxa de inscrição já foram aceitas. A lista de candidatos beneficiados com a gratuidade já foi divulgada.
Puderam participar ex-combatentes das Forças Armadas, doadores de medula óssea e inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) membros de família de baixa renda.
A seleção preencherá vagas em cursos de Engenharia. No momento de inscrição o candidato deve escolher a modalidade que deseja concorrer, pois o Concurso de Admissão é dividido em CFG/Ativa, que visa a carreira militar, e CFG/Reserva, que consiste apenas nos estudos de Engenharia.
Para participar do Processo Seletivo IME 2023, é necessário cumprir alguns requisitos, como ser brasileiro(a) nato(a) e ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino. Além disso, também é necessário:
O Concurso de Admissão/Ativa oferece 80 vagas. Dentre elas, 16 são destinadas a negros e 64 à ampla concorrência. Já o Concurso de Admissão/Reserva disponibiliza 12 vagas, sendo duas reservadas a negros e dez para ampla concorrência.
Após um ano de Ciclo Básico, os estudantes podem optar por uma das especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Elétrica, Eletrônica, Comunicações, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóvel, Materiais, Química, Cartografia, Computação.
O Concurso de Admissão IME 2023 é composto pelas seguintes etapas:
O Exame Intelectual possui duas fases. A 1° fase será realizada no dia 25 de setembro. Os inscritos farão provas objetivas de Matemática, Física e Química. O resultado dessa etapa sairá até dia 8 de dezembro.
A 2° fase do Exame Intelectual ocorrerá em quatro dias. Veja abaixo como serão as provas:
Baixe as provas anteriores do IME
A etapa de Inspeção de Saúde também é obrigatória. Nela, os candidatos devem apresentar cartão de vacinação e laudos de exames destacados no Manual do Candidato. Os convocados para esta etapa deverão se apresentar no IME no dia 9 de janeiro de 2023.
O Exame de Aptidão Física, fase que testará o condicionamento físico dos participantes, deverá acontecer entre 9 e 16 de fevereiro de 2023. Os aprovados nas fases anteriores vão ser submetidos a Avaliação Psicológica.
Por fim, o Procedimento de Heteroidentificação será aplicado para os candidatos autodeclarados negros. Nele, uma comissão utilizará critérios fenotípicos para avaliar a condição declarada pelo candidato.
A matrícula dos candidatos aprovados em todas as etapas será efetivada no dia 10 de fevereiro de 2023.
As provas vão acontecer em todas as regiões brasileiras, nas seguintes cidades:
Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santa Maria/RS, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.
Mais informações no Manual do Candidato ou no site do IME.
FONTE: UOL Vestibular