Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                  

Com mudança, Unicamp divulga datas do Vestibular 2023


25/04/2022
Universidade Estadual de Campinas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou nesta segunda-feira, 25 de abril, as novidades e as datas do Vestibular 2023. O processo seletivo é um dos mais disputados do Brasil.

Conforme a instituição, assim como os vestibulares anteriores este terá duas etapas. Mas, haverá uma mudança: a segunda fase ocorrerá, agora, em dezembro pela primeira vez na história. Antes, essa etapa era realizada em janeiro.

O diretor da Comvest, professor José Alves de Freitas Neto, explicou que a antecipação da segunda fase para o mês de dezembro será melhor para os candidatos, que poderão encerrar o ciclo de provas do Vestibular ainda no mesmo ano.

“Além disso, para a Comissão, nos certificamos de que o tempo é suficiente para fazermos a correção e divulgarmos as listas de convocados com bastante antecedência em relação ao início das aulas na Unicamp, programado para março de 2023”, afirmou.

Vestibular

A universidade já adiantou que o valor da taxa de inscrição deste processo seletivo será de R$ 192 e poderá ser pago até 9 de setembro.

Solicitações de isenção de taxa de inscrição serão aceitas de 16 de maio a 7 de junho. Os estudantes que se encaixarem nas exigências deverão enviar documentação comprobatória.

As datas do vestibular 2023 da Unicamp foram decididas em reunião com os responsáveis pelos vestibulares de universidades públicas do estado de São Paulo, com o objetivo de evitar que as datas coincidam. Assim, segundo a instituição, os candidatos poderão se inscrever em mais de uma seleção.

Datas Vestibular 2023 Unicamp

  • Inscrições: 1º de agosto a 2 de setembro
  • Provas 1ª fase: 6 de novembro
  • Provas 2ª fase: 11 e 12 de dezembro
  • Provas de habilidades específicas: 4 a 6 de janeiro de 2023
  • Resultado: 6 de fevereiro de 2023

Provas e vagas

Caso não haja mudanças, as provas da primeira fase serão compostas por 72 questões sobre disciplinas do ensino médio. Já a segunda etapa contará com uma redação e questões discursivas conforme o curso de escolha do candidato.

A universidade ainda não informou a quantidade de vagas que será oferecida neste vestibular. No vestibular anterior, os inscritos concorreram a 2.540 vagas em 69 cursos localizados em Campinas, Limeira e Piracicaba.

FONTE: Vestibular UOL