ITA publica local de prova do Vestibular 2025

O Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA) aplicará provas da primeira fase no dia 13 de outubro, a partir das 13h

O local de prova do Vestibular 2025 do ITA está disponibilizado na página do processo seletivo. As provas da seleção acontecerão em 13 de outubro. Os estudantes poderão acessar o cartão de inscrição no link abaixo:

Local de prova do Vestibular 2025 do ITA!

Nesta edição, são 180 vagas em cursos de engenharias, 30 a mais do que na edição anterior. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está localizado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. 

Os candidatos disputam vagas no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa (QOEng) e da Reserva da Aeronáutica. Lembrando que os estudantes da Ativa, são aqueles que seguirão carreira militar, já os da Reserva são os que não optam pela carreira militar. 

Orientações para o dia das provas do Vestibular 2025 do ITA

O ITA recomenda aos candidatos chegarem com uma hora e meia de antecedência nos dias de realização do exame. Lembrando que os portões de acesso fecham pontualmente às 12h30.

Para fazer a prova, é necessário levar caneta esferográfica de corpo transparente de tinta preta. Lápis ou lapiseira, borracha, régua transparente simples e compasso, podem ser utilizados na resolução do vestibular se for necessário, conforme indica o item 4.3.1 do edital.

Como são as provas do Vestibular 2025 do ITA?

As provas do Vestibular 2025 do ITA são divididas em duas fases e são conhecidas como Exame de Escolaridade. Confira como é a composição de cada uma:

  • 1ª fase – 13 de outubro

    • 48 questões objetivas de Matemática, Física, Química e inglês, sendo 12 itens para cada uma das matérias.
  • 2ª fase – 5 a 8 de novembro

    • 10 questões dissertativas de cada uma das disciplinas: matemática, física, química;
    • Produção textual de uma redação;
    • 15 questões objetivas de português.

Os conteúdos cobrados na avaliação são referentes aos temas estudados ao longo do ensino médio. Uma das mudanças para esta edição é que o vestibular não cobrará mais uma lista de leituras obrigatórias. O conteúdo programática de Língua Portuguesa exige dos candidatos um contato com obras de diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa. 

Inspeção de Saúde

Os participantes aprovados nas duas fases do Exame de Escolaridade terão de passar por uma terceira etapa, a Inspeção de Saúde. 

Para essa fase serão classificados até 288 participantes de Ampla Concorrência e 72 para as vagas de cotas. A Inspeção de Saúde consiste em uma avaliação psicofísica de caráter eliminatório. 

Veja a notícia na íntegra no site do Brasil Escola