Enem 2024: Desempenho médio dos participantes aumentou

Proficiência média superou a edição de 2023 no conjunto de todas as áreas do conhecimento avaliadas. Resultados individuais já estão disponíveis

Aproficiência média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 aumentou, em comparação à edição de 2023. Os resultados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última segunda-feira, 13 de janeiro, revelam uma pontuação média de 546, considerando todas as áreas do conhecimento avaliadas no exame. Em 2023, essa proficiência foi de 543.

Os participantes alcançaram, em média, 528 pontos na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias – na edição anterior, a pontuação foi 516. O desempenho médio na redação também aumentou: de 645, em 2023, para 660, no Enem 2024 – 12 participantes atingiram a nota máxima. “Isso é positivo porque, quando a gente aumenta o número de participantes, consequentemente, há uma tendência de diminuir a média. Mas nós aumentamos”, comentou o ministro de estado da Educação, Camilo Santana, durante a apresentação dos resultados. Santana elogiou o trabalho das redes de ensino e o relacionou com a alta obtida no exame.

Em contraponto, houve uma queda na média de matemática e suas tecnologias (535 para 529); em ciências humanas e suas tecnologias (522 para 517); e em ciências da natureza e suas tecnologias (597 para 595). Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, os dados serão analisados, no sentido de possibilitar projeções a respeito do desempenho dos estudantes que concluem o ensino médio.

Nota de corte – Em uma projeção sobre as possibilidades de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), verifica-se que mais de 1 milhão (33,1%) de participantes do Enem 2024 estariam acima da nota de corte de 20% dos cursos da edição anterior (2023): 569,62 pontos. Com isso, esses participantes teriam acesso a mais de 840 graduações ofertadas. Tal cenário permite prospectar a quantidade de cursos viáveis, a depender da pontuação no exame.

  • A primeira nota de corte do Sisu 2024 será conhecida a partir do segundo dia de inscrições do programa.

Programas – Com os resultados do exame, os participantes podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sisu, que abriu a consulta na última terça-feira, 14 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – as inscrições começam no dia 17 deste mês. Também é possível tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni); ou acessar o ensino superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estudantes de escola pública têm direito a concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas: pelo menos metade (50%) das vagas de cada curso das instituições públicas deve ser destinada a candidatos que estudaram na rede pública todo o ensino médio.

Enem Portugal – Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

  • As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante e podem ser acessadas com o login único da plataforma Gov.br.

Login único – Caso o participante não lembre a senha do login único, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, deve-se clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Confira a notícia na integra no site do: Inep