Quem se forma em Engenharia da Computação tem conhecimentos para projetar e construir computadores, periféricos - como mouses e teclados - e sistemas computacionais, entende de placas e circuitos e pode criar sistemas e robôs, ou seja, tem como foco o hardware.
Engenheiros(as) de Computação também podem trabalhar no desenvolvimento de produtos para serviços de telecomunicação (redes de telefonia) e gerenciar e prestar assistência à redes de computadores.
Assim como em todos os cursos de Engenharia, o de Engenharia de Computação têm uma formação geral dentro da Engenharia, e uma formação específica em Engenharia Eletrônica e disciplinas de linguagens de programação e arquitetura de computadores.
O curso forma profissionais com conhecimentos aprofundados em programação e arquitetura de computadores para aplicações na área da Engenharia, o que possibilita a integração dessas pessoas a diversas tarefas que envolvem conhecimentos específicos, como:
Automação industrial e robótica
Projetando robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas.
Desenvolvimento de softwares e aplicativos
Trabalhando na criação de programas de computadores, projetando e desenvolvendo novos sistemas operacionais e linguagens, buscando inovações tecnológicas.
Fabricação de hardware
Atuando no projeto e construção de computadores e periféricos.
Marketing e vendas
Junto a equipe de Marketing, planeja e coordena ações para a divulgação e comercialização de equipamentos de informática.
Suporte
Gerenciando redes de computadores e prestando assistência para grandes empresas.
A formação ampla aliada ao mercado de trabalho em ascensão graças a implantação da Indústria 3.0 e a maior necessidade de computadores, faz com que profissionais de Engenharia de Computação encontrem oportunidades de trabalho em diversas frentes.
A pessoa com essa formação pode atuar em empresas que têm a computação como produto final (software e hardware) e que produzem interfaces entre o computador e outros equipamentos (caldeiras, motores, linha de produção etc.); com desenvolvimento de simulações; sistemas de controle de processos em indústrias; em bancos; em indústrias que se utilizam de linhas de montagem; na indústria farmacêutica e de aviação.
A grande demanda do mercado atual está na área de big data, na qual desenvolve-se algoritmos para analisar dados para melhorar o desempenho dos negócios e no de desenvolvimento de novos aplicativos para smartphones.
Outra grande área de atuação é a de criação de plataformas para aplicativos; o setor de serviços em geral, aeronáutica, automobilística, financeiro e de telecomunicações, também tem absorvido muitos profissionais de Engenharia de Computação.
5 anos