Profissionais de Secretariado executivo trabalham no planejamento e na organização da rotina das pessoas para quem trabalham, em organizações públicas ou privadas. Assim, são seus deveres gerenciar agenda, administrar arquivos, coletar dados e cuidar de pagamentos.
O curso de Secretariado Executivo está voltado para a automação de escritórios e visa preparar profissionais para o mundo informatizado, por isso são apresentados softwares específicos para planejamento de operações, edição de textos e planilhas. Também são estudadas disciplinas de Cultura e Cidadania, Relações Humanas, Ética Profissional e matérias específicas como Redação Empresarial, Protocolo e Etiqueta.
A seguir, as principais atividades desenvolvidas nessa área:
Assessoria e consultoria
Auxiliando na organização de encontros de negócios em eventos ou atuando na consultoria.
Secretariado
Organizando agendas e arquivos e atendendo o público presencial e em ligações telefônicas.
Secretariado executivo
Assessorando na rotina das empresas, o que envolve participar de decisões, gerenciar processos administrativos, atender clientes e fornecedores, organizar arquivos e redigir documentos.
Tradução e interpretação
Fazendo tradução simultânea em reuniões e congressos, escrevendo textos em outros idiomas e passando materiais para o português.
Atividades Principais
- Tomar iniciativas para melhorar a qualidade dos serviços da empresa.
- Assessorar os dirigentes na preparação de reuniões e demais eventos da empresa.
- Receber telefonemas ou visitas, anotando e transmitindo informações.
- Redigir correspondências, circulares e outros documentos em português e língua estrangeira.
- Organizar agendas, assessorando os dirigentes e executivos das empresas.
- Organizar arquivos.
Mercado de Trabalho
Especialistas em Secretariado Executivo são necessários em diversas funções, por isso, podem achar mercado em empresas públicas e privadas, órgãos do governo, sindicatos, associações, universidades, indústrias etc.
Profissionais com conhecimentos de organização de eventos, montagem de planilhas de custo, redação e tradução de documentos são essenciais em grandes empresas. A tendência mercadológica atual é trabalhar em equipes (pool) que atendam várias pessoas ao mesmo tempo.
Duração do Curso
3 anos