A Psicologia estuda o comportamento humano, considerando seus aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais. Profissionais de Psicologia fazem o diagnóstico, previnem e tratam doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. São capazes de atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas, em clínicas, escolas e instituições de saúde.
No curso são estudadas disciplinas teóricas de Psicologia Clínica, Social e Organizacional, além de correntes da Psicologia e Neurologia, Antropologia, Teoria Psicanalítica e Psicologia no Desenvolvimento.
Os maiores campos de atuação são os seguintes:
Psicologia clínica
Atendendo pacientes de forma a proporcionar alívio emocional, autoconhecimento e outras formas de ajuda psicológica, pode ser feita de forma individual ou em grupo.
Comportamento do consumidor
Analisando o comportamento de determinado grupo que é público de um produto, de forma a passar informações para o departamento de marketing de empresas e agências de publicidade.
Psicologia esportiva
Promovendo a saúde emocional de atletas para melhorar o seu rendimento.
Psicologia educacional
Auxiliando no desenvolvimento de programas educacionais em creches e escolas e ajudando responsáveis, corpo docente e estudantes a resolver problemas de aprendizagem.
Psicologia da saúde
Atuando com médicos e assistentes sociais para fortalecer pacientes e seus familiares, ajudando na recuperação física e mental deles.
Psicologia jurídica
Participando de processos de adoção, casos de violência contra menores e ações de guarda de menores de idade.
Psicologia organizacional e do trabalho
Recrutando funcionários, orientando carreiras e promovendo relacionamentos saudáveis entre os colaboradores das empresas.
Psicologia social
Avaliando a saúde psicológica de detentos, idosos em asilo e crianças e adolescentes em centros de atendimento.
Psicomotricidade
Investigando as relações entre a psicologia e a motricidade e aplicando terapias para tratar pacientes em clínicas de reabilitação, esportivas e hospitais.
Atividades Principais
- Atender a população na área da saúde mental.
- Diagnosticar distúrbios de comportamento.
- Entrevistar funcionários para empresas.
- Realizar psicoterapia individual e em grupos para crianças, adolescentes e adultos.
- Auxiliar em problemas de aprendizagem.
- Avaliar a saúde psicológica de pessoas em situações de risco social.
- Prestar assessoria e acompanhamento em instituições de educação.
- Assessorar organizações.
Mercado de Trabalho
A pessoa formada em Psicologia é essencial em diversas áreas do mercado, como no setor de recursos humanos ou em centros assistenciais, agências de emprego, centros de saúde, hospitais, penitenciárias e escolas.
Aumenta a cada dia a consciência da população sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental, por isso, a psicologia clínica tem absorvido muitas pessoas formadas no curso. Outras boas opções são os setores jurídico e público, que têm uma constante demanda por profissionais de Psicologia.
Duração do Curso
5 anos