Moda

Se você ainda não sabe que profissão quer seguir e fica confuso quando precisa decidir seu próprio futuro... relaxe.

O curso de Moda forma pessoas especializadas na produção de roupas, estampas e acessórios. Esses profissionais criam vestidos, calças e outras peças do vestuário, além de joias e acessórios, pensando nas questões de ergonomia e estética, o que demanda estar sempre aprendendo sobre materiais e tendências do setor.

Quem atua na gestão de empresas de confecção é responsável por pesquisar o mercado consumidor, traçar estratégias de marketing e promoção de vendas do negócio. Já o profissional que trabalha na indústria têxtil, tem a responsabilidade de adquirir matéria-prima e produzir padrões de estampas.

Profissionais de Moda podem, ainda, trabalhar no departamento de Compras de grandes empresas ou na assessoria de moda de lojas de grande porte, determinando os produtos que devem ser comprados e a disposição deles nas vitrines.

Os cursos de Moda podem ter maior ênfase em teoria, Design ou Negócios, e o futuro estudante pode escolher de acordo com o seu objetivo. O que todos os currículos aliam são os conhecimentos específicos da área com a competência exigida pela indústria da moda. Por isso, ao lado das disciplinas específicas, como Tecnologia dos Têxteis, Modelagem, Arte, Moda e Cultura, Tecnologia da Confecção e Design, são vistas matérias de gestão e marketing.

Entre as opções de atuação, aqueles que se graduam em Moda podem atuar nos ramos a seguir:

Consultoria
Auxiliando pessoas na compra e combinação de roupas, como personal stylist.

Coordenação
Coordenando e orientando equipes de estilo sobre as tendências da Moda em indústrias e confecções. Também é responsável por gerenciar a aquisição de novas coleções para lojas.

Design e estilismo
Desenhando novas roupas, joias, bijuterias, calçados e bolsas e elaborando novos padrões e estampas para tecidos.

Fotografia
Trabalhando na produção fotográfica em revistas de moda, catálogos de campanhas, exposições e anúncios do setor.

Gerenciamento
Supervisionando o desenvolvimento de produtos e a aquisição dos materiais necessários para a sua produção.

Modelagem
Produzindo os moldes feitos a partir dos desenhos dos estilistas e que servirão como orientação para a confecção das peças.

Negócios
Elaborando estratégias de negócios e marketing e administrando a cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda.

Produção
Produzindo desfiles, catálogos de produtos, editoriais de revistas e gerenciando campanhas.

Atividades Principais

  • Desenvolver padrões e estampas para a indústria têxtil.
  • Efetuar projetos e realizar montagens de vitrines, showrooms, estandes e exposições.
  • Criar e desenvolver tendências de moda para determinar o estilo das novas coleções.
  • Trabalhar no setor de marketing de empresas ligadas à moda fazendo pesquisas sobre o comportamento do mercado e elaborando estratégias de lançamento de novas tendências.
  • Desenvolver produtos ligados ao segmento da moda.

Mercado de Trabalho

Profissionais de Moda podem atuar em confecções, tecelagens, malharias e magazines; trabalhar como figurinista em teatro e TV; e ser estilistas em um ateliê próprio.

A grande tendência no momento está no setor de Moda Sustentável, em que as vestimentas são desenvolvidas seguindo princípios de responsabilidade social e ambiental. Nessa área, há oportunidades em grandes redes, que se preocupam com a imagem que passam para o público, e em coletivos de moda, que geralmente são frutos de empreendedorismo independente e têm ganhado força com as facilidades trazidas pelo e-commerce.

Quem pretende abrir o próprio negócio ou trabalhar em coletivos de criação pode encontrar boas oportunidades no mercado de moda plus size e na produção de peças originais artesanais, que têm sido muito procuradas nos últimos anos por pessoas que procuram favorecer lojas independentes.

Duração do Curso

2 anos