Profissionais desta área têm uma formação que lhes permite ampliar a aplicação dos princípios da química em novos produtos e projetar a construção e instalação de indústrias químicas. As suas funções abrangem o aperfeiçoamento das técnicas de extração de matérias-primas e o desenvolvimento de processos para sua transformação e seu tratamento.
A pessoa com formação em Engenharia Química também pode participar da indústria do petróleo, atuando desde a prospecção até a transformação em subprodutos essenciais. Outra carreira possível é a acadêmica, atuando em universidades ou escolas.
Para desempenhar bem esta profissão, a pessoa deve ter aptidão para a Química, Física e Matemática e possuir espírito criativo. Durante o curso também são vistas disciplinas de Ciências Biológicas e atividades em laboratório.
Profissionais de Engenharia Química podem atuar nas seguintes áreas:
Desenvolvimento
Trabalhando na criação e no aprimoramento de produtos nas indústria química, petroquímica e de alimentos, o que envolve analisar as viabilidades técnicas e econômicas e aprimorar o processo e a tecnologia de fabricação deles.
Meio ambiente
Pensando no cuidado ao meio ambiente em toda a cadeia produtiva, assim, deve definir normas e métodos de preservação, formas de reciclagem e tratamento de resíduos industriais e desenvolver tecnologias limpas.
Processo industrial
Garantindo a segurança do trabalho e a produtividade dos processos, dessa forma, planeja e supervisiona as operações industriais, administra as equipes e etapas de produção e estuda métodos para reduzir os custos dela.
Projetos
Planejando fábricas desde os seus processos de produção, de instalação e equipamentos, até os procedimentos de segurança e a logística de estocagem e movimentação de materiais.
Atividades Principais
- Criação de novos produtos e processos de fabricação por meio de experiências desenvolvidas em laboratórios.
- Tratamento de água e esgotos.
- Reciclagem de lixo e controle de poluição, através de processos que não afetam o meio ambiente.
- Planejamento e supervisão das operações e dos processos na indústria química.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para quem cursa Engenharia Química é bem amplo. Existe a possibilidade de se especializar na fabricação de diversos produtos, como borracha, celulose, tintas, corantes, inseticidas, derivados do petróleo, resinas, medicamentos, cosméticos e bebidas.
No setor agroindustrial a demanda por pessoas com essa graduação aumenta com a necessidade que o setor tem de sempre produzir novos fertilizantes e agrotóxicos, o mesmo ocorre na indústria de papel e celulose, que está em busca de novos métodos para tratar resíduos industriais e desenvolver processos de produção.
É na atividade de tratamento de resíduos que também estão as maiores oportunidades para quem deseja trabalhar na área ambiental, já que esse setor também necessita de especialistas para atuarem com o reaproveitamento de matérias-primas e na geração de energia a partir de fontes renováveis.
Além disso, uma das funções de quem atua em Engenharia Química é adequar as empresas à legislação vigente em relação ao meio ambiente com a higiene industrial e com a segurança.
Duração do Curso
5 anos