O curso de Análise de Sistemas forma profissionais com competências para propor, projetar, desenvolver, implementar e atualizar sistemas de informação, programar computadores e desenvolver softwares.
Quem tem essa formação desenvolve e implanta banco de dados, tem conhecimentos de hardwares e seus periféricos e precisa estar sempre se atualizando e aprendendo sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação.
Normalmente, o curso de Análise de Sistemas é dividido em três ciclos: Ciclo Básico, Ciclo Programação/Sistemas e Ciclo Administração, o que fornece todos os conhecimentos necessários para se trabalhar com sistemas e aplicativos, seja para pequena, média ou grande empresa, em microcomputadores ou em computadores de grande porte.
Atividades Principais
- Desenvolver programas.
- Projetar e desenvolver aplicativos para computadores.
- Propor planos e sistemas de informatização na empresa.
- Analisar custos, viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de processos de automação.
- Elaborar programas genéricos como processadores de texto, planilhas eletrônicas e programas de multimídia.
- Controlar o fluxo de informações na empresa através da criação de aplicativos que facilitem este processo.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é amplo para aqueles que se formam nessa graduação. Em virtude da constante informatização nos diversos setores da economia, o campo de trabalho para analistas de sistemas encontra-se em franco desenvolvimento, tanto no setor público quanto no privado. No primeiro caso, graças à obsolescência dos sistemas em uso e, no segundo, pela constante necessidade de modernização e competitividade nos mercados externo e interno.
Profissionais em Análise de Sistemas podem trabalhar com desenvolvimento industrial, em empresas de interfaces, aplicativos, softwares e afins, em empresas de manutenção, suporte e auditorias e também na área Acadêmica como docentes ou no setor de Pesquisa.
Duração do Curso
2 anos