Fonoaudiologia

Se você ainda não sabe que profissão quer seguir e fica confuso quando precisa decidir seu próprio futuro... relaxe.

Profissionais de Fonoaudiologia podem trabalhar em prevenção, diagnóstico e reabilitação de distúrbios da comunicação, atuando de forma individual ou em conjunto com pediatras, neurologistas, psicólogos, pedagogos e otorrinolaringologistas.

Quem se forma nesse curso é capaz de atuar nos diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz e audição) e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação; desenvolve atividades para promoção da saúde, orientação, avaliação, diagnóstico e tratamento, além de atuar com ensino, pesquisa e consultoria.

A pessoa graduada na área é habilitada para trabalhar no setor público ou privado, em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, creches ou berçários, e em emissoras de rádio e televisão, auxiliando apresentadores e atores.

Entre as possibilidades de atuação estão as seguintes:

Audiologia
Trabalhando para a promoção da saúde auditiva, o que envolve prevenção, diagnóstico audiológico, adaptação de próteses auditivas e reabilitação de pacientes.

Disfagia
Diagnosticando e elaborando tratamentos para pacientes com transtornos na deglutição.

Fonoaudiologia neurofuncional
Atuando de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa em alterações neurofuncionais causadas por sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fonoaudiologia do trabalho
Prevenindo perdas auditivas dos trabalhadores expostos a ruídos. Para isso deve detectar e desenvolver programas de conservação auditiva e identificar e diagnosticar riscos.

Gerontologia
Atendendo idosos de forma a prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos relacionados a audição, equilíbrio, fala, linguagem, deglutição e motricidade orofacial.

Linguagem
Prevenindo, diagnosticando e tratando transtornos na fala e na escrita.

Motricidade orofacial
Cuidando de prevenção, diagnóstico e reabilitação de alterações estruturais e funcionais de órgãos, músculos e articulações responsáveis pela respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala.

Neuropsicologia
Atuando nos transtornos neuropsicológicos que afetam a comunicação humana (percepção auditiva, memória, funções motoras etc.), de forma a prevenir, avaliar, tratar e gerenciar essas alterações.

Saúde coletiva
Trabalhando na rede pública a fim de construir estratégias de planejamento e gestão em saúde que interfiram nas políticas públicas e de promover a saúde por meio da prevenção, educação e intervenção.

Voz
Promovendo a saúde vocal com prevenção, avaliação, aperfeiçoamento e tratamentos que auxiliam cantores, jornalistas, atores e professores.

Atividades Principais

  • Diagnosticar distúrbios da audição e fala em recém-nascidos, crianças e adultos.
  • Criar e desenvolver programas e técnicas de prevenção de problemas auditivos.
  • Prevenir distúrbios da comunicação oral e escrita.
  • Tratar distúrbios da comunicação, deficiência auditiva, alterações da voz e fala, entre outros.
  • Aperfeiçoar a expressão vocal de atores, locutores, apresentadores e políticos.

Mercado de Trabalho

Quem se forma em Fonoaudiologia tem um vasto campo de atuação, com grandes oportunidades de trabalho em clínicas, escolas, hospitais, televisão, política, teatro, asilos e creches.

A atuação clínica refere-se às áreas de Audiologia, Linguagem, Voz e Motricidade Oral, enquanto no setor hospitalar trabalha com equipes de Neonatologia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica, Psiquiatria e Oncologia, e em exames. Na área educacional, as pessoas formadas em Fonoaudiologia participam de trabalhos com alunos e professores, para identificar e corrigir possíveis alterações na fala em berçários, educação infantil, cursos de graduação e pós-graduação.

A maior tendência do mercado atual é na área Estética, em que trabalham ensinando pessoas a falar em público, tratando os problemas da dicção e rompendo bloqueios. Nesse caminho, os setores de Saúde, Educação e Comunicação absorvem um grande percentual de fonoaudiólogos.

Especialistas em Fonoaudiologia também encontram muitas oportunidades no sistema público, que demanda profissionais que atendam idosos e crianças. No setor privado há demanda por pessoas que trabalhem na fabricação e venda de aparelhos auditivos.

Duração do Curso

4 anos