Engenharia Civil

Se você ainda não sabe que profissão quer seguir e fica confuso quando precisa decidir seu próprio futuro... relaxe.

A pessoa formada em Engenharia Civil projeta, gerencia, executa e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, o que envolve estudar e analisar as condições do solo e a ventilação do espaço para definir os tipos de fundação e acabamentos, especificar as instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento e chefiar as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

Também é sua responsabilidade certificar que os projetos estejam dentro de leis específicas, respeitando as normas estabelecidas pelo município em relação às metrificações, por exemplo, e garantir que as obras têm estabilidade e são seguras, calculando os efeitos do clima nos materiais usados na construção.

Quem se gradua no curso tem formação em Ciências Exatas com o necessário conhecimento básico da causa científica, para que possa elaborar uma rotina de cálculo estrutural e reconhecer os limites técnicos de fórmulas empíricas e de programas para computadores, também deve desenvolver senso crítico e espírito de trabalho em equipe.

Por isso, além das disciplinas básicas da área de Ciências Exatas, o curso tem matéria de Desenho Técnico, Administração e Economia, além de atividades em laboratórios e disciplinas específicas relacionadas como Estruturas, Construção Civil, Saneamento, Química, Transportes e Geotecnia.

São muitas as funções que profissionais da área podem desempenhar, por exemplo as seguintes:

Construção urbana
Atuando em projeto, construção e reforma de casas, prédios e grandes instalações.

Estruturas e fundações
Trabalhando com fundações e estruturas que dão apoio às construções e calculando o material que será utilizado e as dimensões das obras.

Gerência de recursos prediais
Cuidando da infraestrutura de prédios e estabelecendo padrões de qualidade, de ocupação e do uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos
Lidando com projetos, gerenciamento e execução de obras hidráulicas como barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem e obras costeiras.

Infraestrutura e transporte
Atuando com projetos e construção de obras que envolvem rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.

Saneamento
Projetando e construindo obras de redes de esgoto, distribuição de água e estação de tratamento de água e esgoto.

Cálculo estrutural
Realizando todos os cálculos presentes em um projeto.

Elétrica básica
Trabalhando com o planejamento dos circuitos elétricos dos projetos de obras e também com a resolução de problemas de circuitos em construções já existentes.

Pesquisa
Dedicando-se à pesquisa de novas estruturas e tecnologias para a sua área de formação, ou novos materiais para serem usados em suas composições.
A pessoa que se gradua em Engenharia Civil pode, ainda, dedicar-se à área acadêmica, lecionando em faculdades e cursos relacionados à formação.

Atividades Principais

  • Definir esquemas de construção da estrutura, estabelecer o material a ser utilizado, calcular dimensões de peças e supervisionar as instalações.
  • Proteger, construir e reformar edifícios.
  • Captar e instalar rede de distribuição de água.
  • Construir usinas hidrelétricas para produção de energia.
  • Proteger e construir obras de porte elevado, como rodovias, ferrovias, aeroportos, viadutos, pontes, hidrovias, barragens etc.
  • Analisar a resistência e permeabilidade do solo e do subsolo definindo métodos, técnicas e materiais que devem ser utilizados na construção dos alicerces de edificações.

Mercado de Trabalho

O mercado da Engenharia Civil está vinculado diretamente com a situação econômica do país. Atualmente, as especializações ligadas à qualidade e segurança de construções estão em crescimento devido aos planos de financiamento de imóveis populares feitos pelas construtoras, que implicam em aumento do número de obras e, consequentemente, uma maior demanda de pessoas graduadas para trabalharem nelas.

As áreas relacionadas ao abastecimento de água e geração de energia também estão absorvendo uma grande quantidade desses profissionais devido à expansão das cidades e necessidade de renovação das usinas e dos reservatórios.

Duração do Curso

5 anos