Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)

Se você ainda não sabe que profissão quer seguir e fica confuso quando precisa decidir seu próprio futuro... relaxe.

A pessoa que se forma em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) é apta a participar de tudo o que está relacionado à criação de campanhas e peças publicitárias. Para isso, deve saber fazer pesquisa de público-alvo, criar logotipos, desenvolver artes de embalagens e produzir material promocional.

É ela quem escolhe o meio de comunicação ideal para uma campanha, e pode também participar da criação dos textos, imagens e roteiros para publicidades. Além disso, coordena os processos do trabalho e, com o lançamento da campanha, avalia o seu impacto sobre o consumidor.

Quem se forma na área é especialista em criação de textos para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, e mesmo em outdoors, folders, material promocional e de ponto de venda, sempre calcados na criatividade. É dever do(a) publicitário(a) analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, o seu consumo.

No curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) são apresentados conteúdos sobre ambiente promocional, planejamento de comunicação, marketing, varejo e internet. As aulas de Fotografia, Redação Publicitária e Computação Gráfica, aliadas às disciplinas de Administração e Economia, fornecem os instrumentos para realizar todas as fases de uma campanha publicitária.

As pessoas graduadas nessa área têm uma elevada carga cultural, o que fornece para elas uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Devem ser essencialmente práticas, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.

Algumas áreas de atuação para quem se forma no curso são as seguintes:

Atendimento
Atuando como elo entre a agência e o cliente, ou seja, coletando as demandas do cliente para orientar a produção da campanha.

Criação
Produzindo as campanhas, o que envolve desenvolver conceito, textos e roteiros de vídeos e imagens

Gerência de produto
Administrando as ações do produto e buscando o melhor mercado para ele, por isso, deve ter conhecimento de negócio, criação e pesquisa.

Marketing
Planejando e acompanhando todo a campanha de um produto, desde o seu desenvolvimento até a recepção do consumidor sobre ele.

Mídia
Escolhendo os veículos de comunicação que serão usados nas campanhas, o que envolve negociar e comprar o espaço da propaganda nos veículos de comunicação, outdoors, revistas, jornais ou sites.

Pesquisa
Pesquisando os dados que vão orientar a produção de um produto e de sua campanha, como o perfil do público-alvo e os seus hábitos de consumo.

Produção
Desenvolvendo os anúncios para os veículos de comunicação, ou seja, usando o material gerado pela criação para aplicar na interface escolhida.

Promoção de vendas
Elaborando as estratégias de vendas e desenvolvendo campanhas promocionais em pontos de vendas.

Atividades Principais

  • Definir estratégias de lançamento de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico;
  • Planejar, organizar e controlar a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público-alvo.
  • Estudar acompanhamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido por determinado produto ou serviço.
  • Criar campanhas publicitárias e supervisioná-las, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho.
  • Atuar como contato entre o cliente e a agência publicitária, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha.

Mercado de Trabalho

Quem tem a habilitação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pode trabalhar em agências de publicidade e de eventos, em assessoria à imprensa, em editoras, institutos de pesquisa, departamentos de Comunicação e Marketing de empresas, veículos de comunicação, produtoras de vídeo etc.

Nas agências de publicidade há muitas possibilidades, porém, a pessoa com essa formação também é apta a trabalhar em agências especializadas em marketing digital, a grande tendência no mercado. Atuando com mídias digitais o profissional será responsável pela imagem on-line das empresas e deve entender em quais plataformas sociais sua divulgação funciona melhor, além de pesquisar páginas ou pessoas que são úteis para promover o produto com o seu público.

Duração do Curso

4 anos